quinta-feira, 23 de junho de 2011

Textos para trabalho de recuperação/reforço -6º ano.

QUESTÃO 2

“Quando nos referimos a “homens”, devemos esclarecer que esse termo se aplica à nossa espécie, chamada de Homo sapiens sapiens, surgida apenas entre 180 e 190 mil anos atrás, bem como a todos os outros hominídeos aparentados ao homem que deixaram de existir. Na classificação do reino animal, a primeira ordem dos mamíferos inclui o homem e os outros animais que possuem ascendência comum, como os macacos e os lêmures.”

FUNARI, Pedro Paulo Abreu; NOELLI, Francisco Silva. Pré-História do Brasil: São Paulo: Contexto, 2002.


QUESTÃO 5

“No final do Neolítico, iniciou-se a Idade dos Metais, com o emprego de instrumentos de metais graças ao domínio, ainda que rudimentar, da técnica de fundição. Utilizou-se, a princípio, o cobre, o estanho, sua liga (o bronze) e o chumbo, metais cuja fusão é mais fácil. A melhoria na fusão, pelo uso de foles, estimulou e diversificou a produção metalúrgica, culminando na produção do ferro, usado principalmente na feitura de armas.”

Carlos Alberto Scheeberger

QUESTÃO 6

“Como o Homo erectus teria chegado, proveniente da Ásia ou da África, à América do Sul? Há muito que se imagina que a entrada de espécies, entre as quais os dos ancestrais do homem moderno, no continente americano tenha-se dado pelo estreito de Bering, local onde quase se encontram Ásia e América do Norte e que, nos períodos de glaciação, une pelo gelo os dois continentes.”

FUNARI, Pedro Paulo Abreu; NOELLI, Francisco Silva. Pré-História do Brasil: São Paulo: Contexto, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário