O Barroco, foi uma das formas de expressão
artística mais visíveis entre o século XVII e
a primeira metade do século XVIII, no Brasil.
O enriquecimento provocado pela mineração e a
forte religiosidade dos povos das minas,
favoreceram o desenvolvimento das artes em
Minas Gerais.
O barroco desenvolveu-se no Brasil ao lado dos
primeiros núcleos urbanos. As principais
manifestações dessa arte foram as construções
religiosas levantadas em Salvador e Recife.
Mas, o auge do barroco, manifestou-se nas
cidades mineiras do Ciclo do Ouro, como Ouro
Preto e Mariana.
A riqueza resultante da exploração do ouro na
região de Minas Gerais estimulou, em Ouro
Preto, o surgimento do maior conjunto de
arquitetura barroca do mundo e justificou o
tombamento da cidade como patrimônio nacional,
em 1933, e em patrimônio mundial, em 1980.
Apesar da influência inicial do Barroco
europeu, a arte barroca no Brasil assumiu
características próprias.
A arte barroca evoca a religião em cada
detalhe: altares, geralmente em madeira, expõe
ricos ornamentos espirais ou florais e é todo
entalhado com figuras de anjos e imagens
revestidas de uma fina película de ouro.
Santos em relevo se espalham pelas capelas da
nave central, e o teto, representando
geralmente um céu em perspectiva, que aumenta
a sensação de profundidade no ambiente.
A vida cultural nas Minas Gerais
desenvolveu-se principalmente em torno das
Igrejas e confrarias. Por essa razão, a
arquitetura, a escultura sacra e a música se
desenvolveram na região e deixaram importantes
registros do barroco brasileiro.
Na arquitetura, temos importantes construções
no estilo barroco, como a Igreja do Carmo, em
São João Del Rei e a Igreja de São Francisco
de Assis, em Ouro Preto. A arquitetura
não-religiosa também foi importante nessa
época, um exemplo é a cidade de Tiradentes.
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Igreja de São Francisco de
Assis, em Ouro Preto.
Nesta obra, Aleijadinho trabalhou como
arquiteto e entalhador e Manuel da Costa
Ataíde pintou o teto da nave central.
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Na escultura, as
obras eram feitas geralmente em madeira ou
pedra-sabão, estavam ligadas à religiosidade.
Destaque para Aleijadinho, um dos principais
representantes do barroco brasileiro. Escultor
e arquiteto, Antônio Francisco Lisboa, chamado
de
Aleijadinho.
Na pintura, destacou-se Manuel da Costa
Ataíde. Ataíde criou seu próprio estilo,
utilizando-se de cores vivas, tropicais.
Pintou em suas obras figuras cordiais, mas um
tanto irreverentes. Sua obra de maior destaque
está no teto da nave da Igreja de São
Francisco de Assis, em Ouro Preto. Obra
realizada entre 1800 e 1809.
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Representação da Assunção de Nossa
Senhora, em que anjinhos mulatos
substituem os rosados querubins dos
modelos tradicionais europeus. A
Virgem Maria, também mulata, exibe os
traços da mulher que era companheira
do pintor.
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Na literatura, o barroco expressou-se
fortemente na poesia, que fazia parte do
cotidiano dos homens letrados da época. Mas a
maior parte dos poemas caracterizaram-se como
literatura oral, e eram declamados em festas e
ocasiões específicas. Dentre os poetas
barrocos destacou-se o baiano Gregório de
Matos e Guerra (1636-1695).
04/03/06
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